Blitz educativa em Sapucaia chama atenção de motoristas para trânsito seguro

22/09/2017

Trânsito

A manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, foi de orientações e educação para um trânsito mais consciente e seguro. Aconteceu nesta manhã, uma blitz educativa na Avenida Sapucaia, em frente à Praça General Freitas, no centro da cidade. Munidos de cartazes e fazendo muita festa, estudantes do 5º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Alfredo Juliano, juntamente com a Guarda Municipal e CFC Vitória, conversaram com motoristas e pedestres alertando para os perigos do excesso de velocidade e do não cumprimento das leis de trânsito.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, acompanhou a ação desta manhã e falou sobre a importância da atividade, que é alusiva ao Dia Nacional do Trânsito. “Sempre é importante chamarmos a atenção para questões essenciais que envolvam a segurança da população. O trânsito faz vítimas todos os dias e é dever nosso tentar reverter estes números. A educação e a conscientização são as melhores ferramentas para que possamos reverter estes quadros e criarmos uma cultura de paz no trânsito”, ressaltou Dr. Link, que também conversou com os motoristas que passavam pela Avenida.

EXEMPLO – Crianças da escola Alfredo Juliano fizeram bonito durante a atividade. Pedro Afonso Birnfeld, 11 anos, disse que a blitz teve o objetivo de conscientizar os motoristas. “Os motoristas têm que respeitar os pedestres, não só os outros veículos. Tudo faz parte de um trânsito seguro”, disse Pedro. Jadiel Júnior da Costa, 10, disse que a ação é muito boa, porque os acidentes de trânsito estão crescendo e todos devem fazer a sua parte e obedecer às leis.  Além de distribuição de materiais educativos e informativos, as crianças que estavam fantasiadas, também interpretavam idosos que precisam de ajuda para atravessar a rua, testando a educação e a postura dos motoristas.

Somente para elas

Na segunda-feira, 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, a manhã será dedica às mulheres que passarem pela Praça General Freitas. Das 9h às 11h, acontece a Oficina do Esmalte, que tem como objetivo orientar o público feminino sobre o funcionamento básico e manutenção de um carro. Agentes da Guarda Municipal estarão no local orientando as mulheres e incentivando-as a trocarem pneus e verificarem os equipamentos de um veículo que estará no local somente para este fim. O foco é estimular a manutenção e as condições seguras dos veículos desmistificando a questão de gênero.

Já na parte da tarde, das 14h às 16h, também na Praça General Freitas, acontecerá o Curta de Trânsito, com o objetivo de despertar a responsabilidade dos motoristas e pedestres visando à diminuição de acidentes, através da conscientização e educação no trânsito. Uma tenda de cinema será montada no local com apoio do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado – BIMtz e as pessoas serão convidadas a assistirem pequenos filmes, que ilustram o desrespeito no trânsito, situações de negligência e infrações. A ideia é trabalhar a conscientização e a reflexão sobre a postura de cada um no trânsito. Concomitantemente será realizada uma blitz educativa no local.

Comunicação Social PMSS