Redes Facebook Twitter Flickr YouTube

Fundação Hospital Municipal Getúlio Vargas

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), de Sapucaia do Sul, é uma entidade pública de direito privado, integrada ao SUS, que presta serviços em todos os níveis de atenção à saúde, destacando-se pela humanização do cuidado. Em 2016, fortaleceu e efetivou sua vocação na área de ensino e pesquisa. Reúne quase 3 mil trabalhadores e atende mais de 1 milhão de pessoas no Estado.

 

SEDE

Endereço: Rua Alegrete, 145,

Sapucaia do Sul/RS

Fone: (51) 3451.8200

e-mail: secretaria.direcao@fhgv.com.br

 

DIREÇÃO EXECUTIVA FHGV

JUAREZ VERBA

Diretor Geral

juarez.verba@fhgv.com.br

  

ALEX BORBA DOS SANTOS

Diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

alex.santos@fhgv.com

 

JULIANE DIAS

Diretora de Atenção à Saúde

juliane.dias@fhgv.com.br

 

LEANDRO BARCELLOS

Diretor de Administração e Finanças

leandro.barcellos@fhgv.com.br

 

FHGV: UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU EM 2009

A história da FHGV tem origem no trabalho de recuperação realizado no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul. Em janeiro de 2009, a condição crítica da Saúde no município levou o prefeito a decretar estado de calamidade pública no setor. A nova equipe gestora do hospital assume através de uma administração colegiada, aproximando os profissionais da assistência e da gestão hospitalar.

Em junho de 2010, houve a alteração da personalidade jurídica do Hospital, com a criação da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Além da atenção à Saúde, a FHGV abre espaço para novos profissionais através do Programa de Residência Integrada e do Programa de Residência Médica.

Um universo de ações colocou a Fundação no cenário da Saúde do Rio Grande do Sul. Uma estrutura enxuta, que valoriza suas equipes e mantém a permanente atenção na busca de recursos para aquisição de novas tecnologias.

Em Sapucaia, o Hospital passou a ser referência no atendimento ao SUS.

 

FOCO EM ENSINO E PESQUISA

A partir de 2016, a relação da Fundação com seus contratantes passou a ser estabelecida através do sistema de gestão compartilhada. Na prática, cria-se uma comissão de gestão, composta por um representante titular e um suplente de cada instituição (FHGV e contratante), que tratam das questões relativas à administração assistencial e de despesas, proporcionando mais agilidade e segurança na formação do modelo de cuidado e nas tomadas de decisão.

A FHGV assumiu, através do Hospital Municipal Getúlio Vargas, sua vocação de instituição voltada também para a formação e transmissão de conhecimento. A intenção é ter um hospital onde se ensina e se aprende, um espaço intencionalmente propício ao surgimento de novas ideias, beneficiando a assistência com a qualificação da saúde oportunizada pelo ensino.

A Fundação iniciou suas atividades na área de ensino em 2013, quando cadastrou seu projeto de Implantação do Programa de Residência Médica no Ministério da Educação (MEC). Em 2014, após visita técnica ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou os quatro primeiros Programas de Residência da Instituição: Anestesiologia, Clínica Médica, Pediatria e Psiquiatria. No início de 2015, foram aprovados pela CNRM os programas de Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia.

 

POLO SAPUCAIA DO SUL

HOSPITAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

Endereço: Rua Pinheiro Machado, 331, Sapucaia do Sul/RS

Fone: (51) 3451.8200

e-mail: hmgv@fhgv.com.br

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, foi fundado em 1970. É uma instituição 100% SUS de 175 leitos, que oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, pediatria, obstetrícia, saúde mental e intensivismo adulto e pediátrico. Realiza em média mais de 8.800 atendimentos por mês na Emergência e cerca de 700 internações nas diversas especialidades.

Atualmente, o HMGV atende totalmente pelo SUS, sendo referência local e regional no atendimento hospitalar, com Emergência porta aberta e sistema de acolhimento com classificação de risco. Também é referência formal em Saúde Mental para cinco municípios do Estado e pioneiro na implantação da Medicina Hospitalar. Foi o primeiro hospital público do sul do País a adotar este modelo assistencial, integrado à Rede.

Em abril de 2013, o HMGV foi credenciado pelo Ministério da Saúde na Linha de Cuidado ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Hospital é referência para quatro municípios (Sapucaia, Esteio, Parobé e Taquara), disponibilizando 10 leitos para os usuários que necessitam deste tipo de cuidado.

 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU

FONE 192

Desde 2013, a FHGV faz a gestão do Serviço Móvel de Urgência de Sapucaia do Sul, por intermédio de um contrato de gestão com o Executivo Municipal. O SAMU conta com uma média mensal de 295 atendimentos.

 

AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES

Endereço: Rua Pinheiro Machado, 331, Sapucaia do Sul/RS

Fone: (51) 3451.8200

e-mail: hmgv@fhgv.com.br

Localizado junto ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, disponibiliza à comunidade 24 tipos de especialidades: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Medicina Interna, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Proctologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. A média mensal é de  aproximadamente 2.500 consultas especializadas

 

CLÍNICA DE SAÚDE DA MULHER – CLISAM

Endereço: Rua José de Alencar, s/nº, bairro Piratini, Sapucaia do Sul/RS

Fone: (51) 3474.0169

e-mail: clisam@fhgv.com.br

A Clínica de Saúde da Mulher  (CLISAM) de Sapucaia do Sul oferece cuidado multiprofissional e recursos adequados às usuárias do SUS, identificadas pela Atenção Básica e pela Central de Regulação do município. No local, são atendidas gestantes de alto risco ou que necessitem de avaliação especializada, referenciadas pela rede de saúde, além de mulheres com patologias relacionadas ao sistema reprodutivo: ginecologia e mastologia. Também atua no planejamento familiar com ênfase nos métodos definitivos, como laqueadura, vasectomia e colocação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU). Acolhedora e espaçosa, a CLISAM realiza mais de 1.800 atendimentos por mês, entre consultas, exames e procedimentos. A clínica está sob gestão compartilhada, entre a FHGV e a Secretaria Municipal de Saúde, desde junho de 2017.

 

ASSESSORIA TÉCNICA DE GESTÃO EM SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL

Em julho de 2017, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas e a Prefeitura de Sapucaia do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, assinaram contrato para a prestação de serviços de assessoria técnica à gestão da Atenção Básica de Saúde. O contrato envolve o planejamento e o acompanhamento das unidades, projetos de capacitação, informações em saúde, tecnologia da informação aplicada à saúde e a regulação dos serviços. A iniciativa visa estreitar as relações entre as unidades administradas pela Fundação no Município (Hospital Municipal Getúlio Vargas, UPA, SAMU e Clínica de Saúde de Mulher) e os serviços da Secretaria de Saúde.

 

FHGV: A MAIOR GESTORA DE UPAs DO ESTADO

A FHGV administra quatro Unidades de Pronto Atendimento 24h no Estado do Rio Grande do Sul.  A UPA de Lajeado iniciou suas atividades em março de 2014 e possui uma média mensal superior a 6 mil atendimentos. A UPA Areal de Pelotas foi inaugurada em julho de 2016, num sistema de gestão compartilhada com a Prefeitura. Também atende, mensalmente, cerca de 6 mil usuários. A UPA de Viamão é referência para 230 mil habitantes. Realiza atendimentos adultos e infantis, registrando uma média mensal superior a 7,3 mil consultas. Em setembro de 2016, foi inaugurada a UPA de Sapucaia do Sul, administrada de forma compartilhada com a Prefeitura, realizando cerca de 5,5 mil atendimentos por mês.

UPA 24H – SAPUCAIA DO SUL

Endereço: ERS 118, esquina rua Ursa

Maior, Sapucaia do Sul/RS

Fone: (51) 3450.3082

e-mail: upa.sapucaia@fhgv.com.br