Atendimento: Segunda a Quinta das 12h às 18h e Sexta das 08h às 14h

Uma breve história de nossa cidade

Sapucaia do Sul tem uma história emocionante, originada com os descendentes portugueses e açorianos, que chegaram à Fazenda Sapucaia e ali fixaram moradia, tomando posse da terra com a Carta Sesmaria, em 10 de setembro de 1738.

Distrito do município de São Leopoldo conquistou vida administrativa própria em 14 de novembro de 1961, quando foi emancipada pelo então governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola. No entanto, o dia 20 de agosto, é dia de festa na cidade, data comemorada pelos sapucaienses que marca o dia da vitória do plebiscito que resultou na emancipação política da cidade.

Conheça a história de Sapucaia

Desde a Fazenda do Cerro até a sua emancipação e os dias atuais.
Conheça como se desenvolveu Sapucaia do Sul.

Estabelece da Fazenda Sapucaia

Antônio de Souza Fernando estabelece-se no território, denominando sua propriedade de Fazenda Sapucaia

Capela Curada de São Leopoldo

elevada à categoria de Vila em 1º de abril; em 6 de junho homologa-se as divisas da Vila de São Leopoldo; e na data de 24 de julho instala-se o Município de São Leopoldo, de cujo 1º distrito fazia parte o território de Sapucaia;

Desmembramento do 1o. Distrito

Sapucaia se desmembra do 1º Distrito e passa à categoria de 7º Distrito de São Leopoldo;

20 de agosto de 1961

Emancipação

Sapucaia se emancipa de São Leopoldo, após vitória no plebiscito que consultou a vontade da população. A opção pela emancipação venceu por 1921 votos contra 1171;

Aniversário 60 Anos

O prefeito Volmir Rodrigues comemora o aniverário de 60 anos da cidade.

Símbolos Municipais

Os símbolos municipais de Sapucaia do Sul, a bandeira e o brasão, foram instituídos pela Lei Municipal nº 646, de 13 de outubro de 1977.

A BANDEIRA

Na bandeira, cada cor possui um significado. O verde simboliza a vegetação, o amarelo as águas do Rio dos Sinos e o azul representa o céu. O vermelho simboliza a luta do povo pelo seu desenvolvimento, enquanto o branco simboliza o progresso.

O BRASÃO

No brasão, a imagem da Figueira Torta simboliza a tradição da cidade, o desenho da indústria com suas chaminés representa a base econômica e a coroa que fica sobre o escudo simboliza a soberania de Sapucaia do Sul enquanto cidade.

Fonte: ALLGAYER, Eni. História de Sapucaia do Sul. Porto Alegre: Mercosul. 1992.

Turismo e Lazer

Paisagem verde e delícias caseiras

rural1Ao chegar na Zona Rural nos deparamos com um belíssimo cenário formado por morros e plantações, e o maravilhoso clima do campo. Também chamada de Fazenda dos Prazeres, é uma área rica em recursos hídricos, com vertentes e balneários naturais, ideais para a realização de trilhas ecológicas, escalada, rapel, rally, trekking (o esporte da caminhada) e ciclismo.

Nesta área, o destaque está para a Agricultura Familiar. Desde 1999, o que os pequenos produtores da cidade plantam e produzem, como hortifrutigranjeiros, pães, queijos e doces, podem ser comprados na tradicional Feira do Produtor, que ocorre todas as sextas-feiras, no Centro da cidade.

zooPARQUE ZOOLÓGICO

O Parque Zoológico de Sapucaia é um dos maiores da América Latina e uma das unidades de conservação mais visitadas no Brasil. Cerca de 400 mil visitantes passam pelo parque durante o ano.  O Parque Zoológico possui 780 hectares, destes 620 hectares são de reserva florestal e 160 de área aberta a visitação pública e conta com um acervo de 900 animais, divididos em cerca de 130 espécies.

pesqueiroESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PESQUEIRO

A estação de pesca situada às margens do Rio dos Sinos possui uma extensa área de lazer arborizada. Um ótimo lugar para relaxar, contemplar a natureza e apreciar diferentes espécies de pássaros.

morroMORRO DE SAPUCAIA

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – Morro de Sapucaia

Um dos principais cartões postais da cidade lembra pelo seu formato o fruto da árvore Sapucaia. Possui 90,25 hectares, utilizados na educação ambiental e turismo ecológico. Mais informações e reservas pelo telefone 3106-7956.

chapeuMorro do Chapéu

Outro excelente local para contemplar a cidade vista do alto. O Morro do Chapéu é muito conhecido pelos adeptos de esportes radicais, como rapel, escalada e asa-delta. Possui belos exemplares da fauna e da flora gaúcha.

igrejaIgreja Nossa Senhora da Conceição

Construída em 1963, atrai nas quartas-feiras, durante a Missa da Saúde, centenas de fiéis vindos de todo o Estado.

praca-generalPraça General Freitas

Ambiente agradável para curtir momentos com a família e com os amigos. Localizada na área central da cidade, é palco de grandes eventos, além de feiras de artesanato e dos produtores rurais da cidade.

praca-juventudePraça da Juventude

Lugar de lazer e diversão é na Praça da Juventude. Localizada no bairro Capão da Cruz, o local conta com campo de futebol, quadra de areia, quadra de futsal, pista de caminhada, pista de skate e pracinha para as crianças. É aberto à comunidade diariamente, inclusive nos finais de semana.

Endereço: Rua César Alves de Souza, esquina com Rua Enor Holmer – Bairro Capão da Cruz.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h às 16h

Telefone: 3450.4066

ceuPraça do CEU [Complexo de Arte e Esporte Unificado]

Mais um importante espaço de lazer, cultura e esporte, integrados em um único local. O Centro de Arte e Esporte Unificado – CEU, localizado no bairro Vargas, oferece à comunidade um amplo espaço de convivência, com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, entre outros espaços culturais e esportivos. No local ocorrem, ainda, diferentes cursos culturais gratuitos para a população.

Endereço: Avenida Valdomimo Rodrigues Machado, s/n – Bairro Vargas

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h