Atendimento: Segunda a Sexta das 12h às 18h

VICE-PREFEITA

Dra. Imilia de Souza

Sobre Imilia de Souza

Imilia de Souza nasceu no interior do Paraná, na cidade de Barracão, permaneceu lá até os 12 anos. É a sétima filha entre 14 irmãos. Em busca de melhores oportunidades, a família decidiu mudar-se para a cidade, foi um período difícil, afinal sustentar uma família numerosa foi desafiador. No entanto, um dos objetivos do patriarca foi atingido, que era ver os filhos frequentando escolas públicas de boa qualidade. 

Nesse período em que residiu na cidade, atuou em vários movimentos sociais ligados à igreja, pastoral da juventude, pastoral da Terra e organização das mulheres agricultoras. Também foi missionária na congregação dos Saletinos por dois anos.

No ano de 1989 chegou em Sapucaia, seu propósito era trabalhar, fazer faculdade de direito e dar sequência no trabalho junto aos movimentos sociais. 

Em agosto de 1994 concluiu seu curso de direito. Pretendia voltar ao Paraná para trabalhar, mas a oportunidade se apresentou em Sapucaia do Sul, onde deu início a sua sociedade com o esposo Vilmar Lourenço, essa união, aliada a muitas horas diárias de trabalho e um planejamento bem elaborado edificou um empreendimento sólido na área do direito, sendo referência em nível Brasil em direito previdenciário.

O voluntariado sempre foi presente em sua vida e em determinado momento viu na política uma oportunidade de servir as pessoas da cidade que lhe acolheu e que se transformou em sua segunda casa, seu lar.

Em 2016 candidatou-se a vereadora e através de um campanha modesta, na qual a grande maioria que votou foi  por conhecer e confiar em seu trabalho como advogada, elegeu-se, ocupando uma cadeira no legislativo, sendo uma das 5 primeiras mulheres a ocupar essa posição. 

Quatro anos depois, em 2020, colocou seu nome à disposição para concorrer ao executivo como vice-prefeita, tendo claro em sua mente que sua participação não seria como coadjuvante e sim em uma gestão compartilhada. A batalha foi vencida nas urnas, e ela tornou-se a primeira mulher a integrar o executivo, sempre com o objetivo de, através da política, doar-se em favor da população e da cidade de Sapucaia do Sul, através de um trabalho sério, aplicando seus conhecimentos, força e fé em favor do coletivo.

Sobre o gabinete:

o Gabinete da Vice-Prefeita compete:

– A vice-prefeita substitui o prefeito municipal nos casos em que ele precisa se ausentar;
– Apoiar o Prefeito em assuntos políticos relativos à gestão da Administração Pública;
– Atendimento aos secretários municipais e vereadores;
– Manter interlocução com outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais, conselhos municipais, entidades urbanas e rurais da sociedade civil, organizações não governamentais, com vista a ampliar a participação popular na definição das políticas públicas e nas ações desenvolvidas pelo Gabinete;

– Propor projetos, programas, campanhas e ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população, à proteção ao idoso, à criança e ao adolescente, à mulher e a pessoa portadora de deficiências, à integração de jovens ao processo educacional, qualificação profissional e desenvolvimento humano, e a redução de riscos pessoais e sociais dos indivíduos;

– organizar e divulgar projetos, eventos, programas e ações do Município relacionadas às finalidades do Gabinete;

– prospectar recursos e parcerias para a execução de programas, projetos e ações de interesse público;

– ser instrumento de coalizão social;

– contribuir para o desenvolvimento social, implementando, potencializando ou difundindo programas, projetos, campanhas e ações sociais;

– auxiliar o Gestor Municipal no diagnóstico situacional dos munícipes em situação de vulnerabilidade social e na promoção da justiça social; e

– propor sugestões para a inclusão de eventos no Calendário Oficial do Município, e/ou colaborarem na sua elaboração.

O Gabinete da Vice-prefeita tem por função assistir, assessorar, auxiliar e representar a vice-prefeita em suas atribuições legais e atividades oficiais.

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/RS . Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo