A Prefeitura de Sapucaia do Sul iniciou, nesta sexta-feira (28), o projeto “Não é normal machucar”, uma iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher por meio da conscientização de adolescentes.
A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Proteção e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, e a Secretaria Municipal de Educação. A primeira atividade reuniu cerca de 80 estudantes do 7º e 8º ano, com idades entre 12 e 14 anos.
Durante a palestra, os alunos participaram de uma conversa sobre os diferentes tipos de violência, relacionamentos abusivos e situações de controle e medo que podem fazer parte da realidade de muitas meninas. A atividade também destacou a importância do respeito, do acesso à informação e da capacidade de reconhecer sinais de violência desde cedo.
O prefeito Nestor Bernardes participou da aula inaugural do projeto, acompanhando o início das atividades junto aos estudantes.
De acordo com o secretário municipal de Proteção e Desenvolvimento Social, Gabriel Rodrigues, a proposta é levar o projeto às escolas municipais e estaduais de Sapucaia do Sul, ampliando o trabalho de conscientização entre os adolescentes e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e respeitosos.
O “Não é normal machucar” busca trabalhar a prevenção a partir do ambiente escolar, estimulando o diálogo e mostrando que comportamentos abusivos, controle, ameaças e outras formas de violência não devem ser naturalizados nos relacionamentos.