Atendimento: Segunda a Quinta das 12h às 18h e Sexta das 08h às 14h

COLETA DE RESÍDUOS

COLETA DE RESÍDUOS

Aterro sanitário Instalação de destinação final dos resíduos sólidos urbanos por meio de sua adequada disposição no solo, sob controle técnico e operacional permanente, de modo a que nem os resíduos, nem seus efluentes líquidos e gasosos, venham a causar danos à saúde pública e/ou ao meio ambiente.

Coleta domiciliar regular de lixo- Remoção sistemática de resíduos sólidos convencionais, resultantes da ação humana em residências, estabelecimentos comerciais e/ou de prestação de serviços e instituições públicas ou privadas. Para essa remoção, os referidos resíduos devem ser prévia e adequadamente acondicionados em sacos plásticos, contenedores especiais e/ou outros tipos de recipientes com no maximo de 100litros e, dispostos adequadamente nas calçadas das vias e/ou logradouros públicos, nos dias e horários estabelecidos pela entidade prestadora do serviço.

Coleta seletiva- Conjunto de procedimentos referentes ao recolhimento diferenciado de resíduos recicláveis (papéis, plásticos, metais, vidros, e outros), que tenham sido previamente separados dos demais resíduos considerados não reaproveitáveis, nos próprios locais em que tenha ocorrido sua geração.

Ecopontos – equipamentos públicos destinados ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos limitados da totalidade de uma obra ou serviço, gerados e entregues pelos munícipes, podendo ainda ser coletados e entregues por pequenos transportadores.

No município há, atualmente, um ecoponto localizado na Rua Monteiro Lobato, 244.

As quantidades aceitas, descritos abaixo,  conforme Licença Única- 04/2021

OBS. O ECOPONTO é destinado ao acesso dos pequenos geradores (pessoa física) e carroceiros objetivando a redução dos descartes irregulares, sendo proibido o descarte de resíduos de empresas;

Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento

e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

PEV – Posto de Entrega Voluntária ou LEV – Local de Entrega Voluntária São as lixeiras ou contêineres para coleta seletiva de resíduo, que estão presentes em espaços públicos, escolas e condôminos para depósito voluntário.

Resíduos de Construção Civil e Demolição (RCC) Resíduos originários das atividades de construção civil e demolição, subdivididos nas seguintes classes:

  • CLASSE A: resíduos reutilizáveis ou recicláveis, como agregados (material granular proveniente do beneficiamento de resíduos de construção que apresentem características técnicas para a aplicação em obras de edificação, de infraestrutura, em aterros sanitários ou outras obras de engenharia);
  • CLASSE B: Resíduos recicláveis, tais como plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, gesso, etc.;
  • CLASSE C: Resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação;
  • CLASSE D: Resíduos perigosos e/ou contaminados.

Resíduo Industrial- gerado pelos estabelecimentos é de responsabilidade dos mesmos.

Resíduos com Logística Reversa Obrigatória Resíduos constituídos por eletroeletrônicos; Pilhas e baterias; Pneus; Lâmpadas fluorescentes; Óleos lubrificantes; Agrotóxicos; Embalagens dos materiais acima citados.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)- Resíduos oriundos de estabelecimentos que efetuam serviços de saúde, tais como clínicas, hospitais, postos médicos, estúdios de tatuagem, veterinárias, etc. A gestão daqueles gerados nos estabelecimentos privados é de Responsabilidade do gerador.

Reciclagem – Separação e recuperação de materiais usados e descartados e que podem ser transformados ou reutilizados.

Resíduos Sólidos Domiciliares (RDO) e Rejeitos. Resíduos originários de atividades domésticas em residências urbanas. É composto por resíduos secos e resíduos úmidos.

Resíduos secos: constituídos principalmente por embalagens fabricadas a partir de plásticos, papéis, vidros e metais.

Resíduos úmidos: constituídos principalmente por restos oriundos do preparo dos alimentos in natura e industrializados, tais como folhas, cascas, semente, alimentos industrializados.

Rejeitos: referem-se às parcelas contaminadas dos RDO, tais como embalagens que não se preservaram secas, resíduos úmidos que não podem ser processados em conjunto com os demais, resíduos das atividades de higiene, dentre outros.

Resíduos Volumosos– Constituídos por peças de grandes dimensões como móveis e utensílios domésticos inservíveis, grandes embalagens, podas e outros resíduos de origem não industrial e não coletados pelo sistema de coleta domiciliar.



Cronograma de coleta de lixo domiciliar:

 Cronograma da Coleta Seletiva:

Conecte-se conosco:

Av. Leônidas de Souza, 1289
Santa Catarina
CEP: 93210-140

Atendimento:

Segunda à Quinta: 12h às 18h

Sexta-feira: 08h às 14h

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/RS . Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo