A Oficina de Escalada e Trilha – Nível 2 acontece neste domingo (19), em Sapucaia do Sul. A atividade é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com início às 8h, no Morro das Cabras.
Esta edição, voltada para quem já participou das primeiras oficinas, contará com orientações teóricas e práticas sobre técnicas básicas de escalada, uso correto dos equipamentos de segurança, noções de ancoragem, nós e movimentação em rocha. Além disso, os participantes vivenciarão uma atividade guiada de escalada, acompanhada por instrutores e suporte técnico.
As vagas desta edição já foram preenchidas, mas uma nova oficina está prevista para o mês de novembro. Os interessados podem acompanhar as divulgações pelas redes sociais da Prefeitura de Sapucaia do Sul ou entrar em contato pelo telefone (51) 99239-7121 para realizar o cadastro e garantir participação nas próximas turmas.
Mais de 100 pessoas já participaram das oficinas
A procura pelas oficinas vem crescendo, demonstrando o interesse da comunidade por práticas ao ar livre e esportes de aventura. Desde o início do ano, já foram realizadas três edições, reunindo mais de 100 participantes.
Diante da grande adesão, a Secretaria de Cultura e Turismo planeja ampliar o número de vagas e datas para as próximas atividades.
Para participar, não é necessária experiência prévia em escalada. O objetivo é introduzir novos praticantes à modalidade de forma segura e orientada. Podem participar pessoas a partir de 12 anos, sendo obrigatória a presença de responsáveis legais no caso de menores de idade.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Gervásio Santana, a receptividade do público tem sido positiva, tanto pela experiência da escalada quanto pela oportunidade de conhecer o Morro das Cabras – cartão-postal da cidade – de um jeito diferente.
“Ao promover atividades como a escalada, aproximamos a comunidade de espaços como o Morro das Cabras, despertando o interesse pelo turismo rural e reforçando o sentimento de pertencimento e preservação ambiental”, destacou Santana.