Atendimento: Segunda a Sexta das 12h às 18h

AÇÕES DE CONTROLE, MONITORAMENTO E CAPTURA DE ESCORPIÃO AMARELO (TITYUS SERRULATUS) NO MUNICÍPIO

A secretaria de saúde, por meio da Vigilância Ambiental e com apoio da Secretaria de Obras, segue realizando as ações de controle, monitoramento e captura de escorpião amarelo (Tityus serrulatus) no município.

Foi realizada busca ativa no bairro Três Portos na noite de (07/03/2024) pois a forma mais eficaz do controle de escorpião amarelo é a captura, não é recomendado aplicação de veneno para evitar a dispersão do animal para outros locais.

Atenção!

Para evitar acidentes, recomenda aos moradores que evitem o acúmulo de materiais em desuso e entulhos de construção nas residências como móveis velhos, blocos, telhas, madeiras e similares.

Atenção!

• Não descartar resíduos em local irregular;

• Manter limpa residências e pátios, protegendo-se com luvas e calçados durante a limpeza;

• Vedar ralos, caixas de gordura e frestas nas paredes;

• Utilizar veda-portas e telas;

• Realizar limpeza de verduras ao serem levadas para casa;

• Vistoriar caixas, madeiras, tijolos e telhas trazidos da rua;

• Afastar móveis das paredes e não deixar calçados expostos na rua;

• Realizar o controle de insetos, em especial baratas.

Em caso de acidente, a pessoa deve ser encaminhada com urgência para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, que possui o soro antiescorpiônico e está preparado para o atendimento.

O município está capturando escorpiões vivos para enviar para o CIT/RS para produção de soro antiescorpiônico.

Coordenação de Vigilância em saúde de Sapucaia do Sul

Rua: São Cristóvão nº 34 – Bairro Freitas

Fone:

Anterior EXPLORE AS BELEZAS NATURAIS DE SAPUCAIA DO SUL NO SAPUKATRILHAS 2024!

Segunda à sexta: 12h às 18h