CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO

A prefeitura de Sapucaia do Sul, através da secretaria de Saúde, comunica que de 08 de agosto a 09 de Setembro de 2022, ocorrerá a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), para crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, e da campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 Anos de idade.

A campanha tem o objetivo reduzir o risco de reintrodução da paralisia infantil no país e e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo calendário nacional.

É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS.

Lembre de levar a caderneta de vacinação e documentos.

Uma das vacinas mais importantes é a que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningocócica dos tipos A, C, W e Y. O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar em todas as Unidade Básicas (UBS) desde o final do mês de março de 2020, a vacina ACWY (conjugada) para adolescentes de 11 e 12 anos de idade, essa vacina antes era disponibilizada apenas na rede particular.

Outra vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a vacina HPV que é exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos.

O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas, oral, genital ou anal, tanto em homens quanto em mulheres. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV.

No dia 20 de agosto, um sábado, será realizada ação do Dia ‘D’ de vacinação para o público específico.

Todas as vacinas para crianças e adolescentes serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente a este público e oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde, exceto a UBS Centro.

Anterior PREGÃO ELETRÔNICO Nº 044/2022 – MEDICAMENTOS PARA RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) PARA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA MUNICIPAL