Após articulações realizadas pelo prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, durante agenda em Brasília no mês de fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde esteve no município nesta terça-feira (31) para acompanhar a situação do Hospital Getúlio Vargas.
A visita teve como objetivo realizar um levantamento das principais demandas da rede hospitalar da região, para posterior elaboração de um plano de ação conjunto entre hospitais, municípios e Governo Federal, buscando enfrentar os principais desafios da saúde regional.
A comitiva contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Amilcar Salgado, do presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, do prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, e do deputado federal Paulo Pimenta.
Durante a agenda, foram avaliadas a infraestrutura do hospital e as principais necessidades da rede de saúde local e regional. A partir desse diagnóstico, será estruturado um plano de ações de curto e longo prazo, com foco na qualificação dos serviços e na retomada de atendimentos que foram interrompidos por falta de recursos.
Para o prefeito Volmir Rodrigues, a presença do Ministério da Saúde no município é resultado direto do diálogo institucional e da articulação política em busca de soluções concretas.
“Esta força-tarefa partiu de uma demanda que apresentamos, juntamente com outros prefeitos, no Ministério da Saúde. O fortalecimento e a qualificação dos atendimentos acontecem quando trabalhamos de forma unida, em prol de um bem comum”, destacou.