Controle e Monitoramento do escorpião amarelo no município.

A prefeifura de Sapucaia do Sul, através da Vigilância Ambiental e secretaria da Saúde, segue realizando as ações de controle e monitoramento do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) no município.

No mês de fevereiro, foram realizadas buscas ativas no bairro Três Portos. Foram capturados 113 escorpiões na rede pluvial subterrânea, bocas de lobo, calçada e canteiros do passeio público.

Atenção!

Para evitar acidentes, recomenda aos moradores que evitem o acúmulo de materiais em desuso e entulhos de construção nas residências como móveis velhos, blocos, telhas, madeiras e similares.

Em caso de aparecimento de escorpião, a Vigilância Ambiental deverá ser acionada através dos telefones (51) 3452 6119 ou (51) 992667694.

Não se recomenda a aplicação de venenos com o intuito de acabar com os escorpiões, pois estes podem irritá-los e aumentar as chances de picadas do animal, além da dispersão dos mesmos para outros locais.

Outros cuidados também devem ser observados:

• Não descartar resíduos em local irregular;

• Manter limpa residências e pátios, protegendo-se com luvas e calçados durante a limpeza;

• Vedar ralos, caixas de gordura e frestas nas paredes;

• Utilizar veda-portas e telas;

• Realizar limpeza de verduras ao serem levadas para casa;

• Vistoriar caixas, madeiras, tijolos e telhas trazidos da rua;

• Afastar móveis das paredes e não deixar calçados expostos na rua;

• Realizar o controle de insetos, em especial baratas.

Em caso de acidente, a pessoa deve ser encaminhada com urgência para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, que possui o soro antiescorpiônico e está preparado para o atendimento.

Coordenação de Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul

Rua: São Cristóvão nº 34 – Bairro Freitas

Fone:

(51)34510624. (51)34526119. (51)992816933.

Anterior Prefeito Volmir Rodrigues visitou  o senador Hamilton Mourão.