Atendimento: Segunda a Quinta das 12h às 18h e Sexta das 08h às 14h

ESTATUTO DA PESSOA COM CÂNCER

Ontem (26) pela manhã, no Teatro Dante Barone, localizado na Assembleia Legislativa do RS, ocorreu o Fórum Contra o Câncer, espaço destinado para o debate sobre a doença; prevenção, diagnóstico, tratamento e dificuldades enfrentadas pelos pacientes e seus familiares aqui em nosso estado.

Na ocasião também foi oficialmente lançado o Estatuto da pessoa com câncer, de autoria do Deputado Vilmar Lourenço, e que podemos considerar como um marco evolutivo no que tange a luta pelos direitos da pessoa com câncer.

Esse estatuto foi idealizado pelo deputado Vilmar Lourenço construído através da percepção da necessidade da existência de um documento mais claro sobre as leis existentes mas principalmente para dar uma direção para quem recebeu o diagnóstico bem como para seus familiares.

O câncer acomete um número bastante expressivo de pessoas em nosso estado. O evento reuniu autoridades em diversas áreas. Cada um na sua especialidade trouxe a luz da discussão suas experiências e projeções compartilhando seu conhecimento, enfatizando a importância da prevenção, do cumprimento das leis já existentes e da necessidade da ampla divulgação para que se possa preservar mais vidas.

Além do conhecimento técnico compartilhado, houve relatos de pacientes em remissão e em tratamento. Foi um momento de bastante emoção, pois ali expuseram suas dificuldades, medos, dores físicas e emocionais, mas também demonstraram sua alegria por ver tantas pessoas imbuídas e decididas a construir um estrutura com boa base técnica mas principalmente com sensibilidade para tratar de um assunto tão sério e que afeta tantas famílias.

A Vice-prefeita Dra. Imilia de Souza, a Secretária de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Elisângela Fernandes, o Secretário de Esporte e Lazer, Charles Andrade. a Vereadora Veridiana Pacheco, demais autoridades e pessoas de diversas regiões do estado estiveram presentes prestigiando esse importante evento.

Confira quem compôs a banca do evento:
Deputado Vilmar Lourenço
Dr. Ernani Rhoden – Santa Casa de Porto Alegre
Sansara Nyaya Nunes – Gestora do IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul;
Dr. André Berger – Médico Oncologista
Dr. Fernando Obst – Diretor do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini
Dra. Regina Rizzon – Defensoria Pública
Márcia Fernandes – Vitoria na batalha contra o câncer