Atendimento: Segunda a Sexta 12h às 18h

MARIA DA PENHA É PAUTA DA GUARDA MUNICIPAL COM ALUNOS DO MUNICÍPIO

MARIA DA PENHA É PAUTA DA GUARDA MUNICIPAL COM ALUNOS DO MUNICÍPIO

Na tarde dessa quarta-feira (17), a Guarda Municipal de Sapucaia do Sul, realizou na EMEF Walmir dos Santos Martins, uma palestra alusiva ao “Agosto Lilás”, que abordou a “Violência contra a Mulher”, como pauta principal, diretamente com alunos e professores.

Um dos pontos mais abordados na Palestra, foram os avanços alcançados com a “Lei Maria da Penha”, onde a Inspetora e Advogada Cinara Woiczekoski, explicou detalhadamente as aplicações da lei, o funcionamento e quem são os beneficiários, que nesse caso, são a mulher e os filhos submetidos a violência doméstica. Na ocasião, foi explicado os tipos de violência e o ciclo de cada uma delas, além do procedimento completo de uma “Medida Protetiva”.

A Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, completou 16 anos no dia 7 de agosto, e se tornou o principal meio de prevenção contra a violência. Ela cria mecanismos para prevenir a violência doméstica e familiar contra todas as mulheres independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, idade e religião, pois configura tal violência como crime. Além de apontar as formas de evitar e enfrentar, também estabelece as punições para esta agressão.

Segundo dados apurados pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, na primeira metade de 2022, foram realizadas 31.398 denúncias envolvendo violência contra as mulheres através da central de atendimento à mulher pelo número 180.

“A Guarda Municipal vem realizando esse trabalho de orientação e prevenção, a fim de diminuir a prática dessa violência entre a nossa população, esses alunos, muitas vezes são vítimas junto com seus familiares, e saber identificar, enfrentar e denunciar, pode ajudar a preservar uma ou mais vidas”, salientou a Inspetora Cinara.

A atividade que lotou o auditório da EMEF Walmir dos Santos Martins ganhou a atenção dos alunos do inicio ao fim, que em uma hora de apresentação, aprenderam a identificar uma situação de violência doméstica e como proceder na ocasião.

Saiba como pedir ajuda: Centro de Atendimento a Mulher – 180; Brigada Militar – 190; Guarda Municipal – 153 e Centro de Referência da Mulher – 3452 – 1838.

Anterior BOLETIM COVID-19 18/08/22

Deixe seu comentário

Conecte-se conosco:

Av. Leônidas de Souza, 1289
Santa Catarina
CEP: 93210-140

Atendimento:

Segunda à Sexta: 12h às 18h

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/RS . Todos os Direitos Reservados.

Skip to content