Atendimento: Segunda a Quinta das 12h às 18h e Sexta das 08h às 14h

PREVENÇÃO DO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA SÃO PAUTAS DA COORDENADORIA DA MULHER

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Coordenadoria da Mulher, realizou um encontro alusivo ao “Setembro Amarelo”, mês escolhido mundialmente para a campanha de prevenção e combate ao suicídio.

Entre as atividades realizadas, a ação de hoje contou com uma palestra que dentro da temática de prevenção, abordou tópicos como: Principais sinais que ajudam a identificar estágios suicidas; etapas; canais e métodos de ajuda; abordagens sobre autocuidado com o lema: “Se respeite diante da dor e do sofrimento”.

A vice-prefeita, Dra. Imilia de Souza, participou do evento e em sua apresentação, ressaltou que o comportamento de risco suicida não tem a ver com coragem ou fraqueza, trata-se de um fenômeno complexo e multifatorial que pode estar relacionado com desespero e com desesperança. Também pode estar relacionado à depressão ou a outras doenças: “Sabemos que é um tema delicado, e de extrema importância, sendo assim, afirmo que é pauta prioritária dessa gestão, que atualmente disponibiliza canais de ajuda nessas questões”, afirmou Dra. Imilia.

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de sofrimento psíquico busquem ajuda e acompanhamento de profissionais de saúde. A rede de apoio como família e amigos também são muito importantes!

Se você estiver passando por momentos de crise de saúde mental ou conhece alguém que está passando por isso, busque ajuda. A prefeitura de Sapucaia do Sul conta com profissionais qualificados para ajudar nesse momento difícil.

Para maiores informações, procure ajuda nas Unidades de Saúde da rede municipal e dos Centros de Atenção Psicossocial:

• CAPSII Bem estar – Centro de Atenção Psicossocial – Rua General Osório, esquina com a Guerreiro Lima s/nº. Telefone: 3474-1833

• CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas. Rua Alfredo Juliano, nº560 – Primor. Telefone: 3474-4470

• CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência. Rua São Luiz, nº63, Jardim. Telefone: 3451-2441

A Coordenadoria da Mulher também se coloca a disposição para orientação no whatsapp (51) 3452-1838.

É preciso falar, escutar e acolher para conseguir prevenir.

Você não está sozinho, busque ajuda de um profissional!

Anterior JEMUSA 2022

Segunda à Quinta: 12h às 18h