Atendimento: Segunda a Quinta das 12h às 18h e Sexta das 08h às 14h

SAPUCAIA DO SUL CONTRA O ESCORPIÃO AMARELO

A prefeitura de Sapucaia do Sul segue realizando as ações de controle e monitoramento do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) no município, atarvés da secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, em conjunto com a secretaria de Obras.

Na última quarta-feira (12), as equipes realizaram uma ação noturna com busca ativa no bairro Três Portos. Conforme a Vigilância Ambiental, a forma mais eficaz do controle e combate do escorpião amarelo é a captura. As equipes não recomendam a aplicação de veneno para evitar a dispersão do animal para outros locais.

ATENÇÃO!

Para evitar acidentes, a secretaria de Saúde recomenda aos moradores que evitem o acúmulo de materiais em desuso e restos de construção nas residências como móveis velhos, blocos, telhas, madeiras e similares.

DICAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO ESCORPIÃO AMARELO:

• Não descartar resíduos em local irregular;

• Manter limpo residências e pátios, protegendo-se com luvas e calçados durante a limpeza;

• Vedar ralos, caixas de gordura e frestas nas paredes;

• Utilizar veda-portas e telas;

• Realizar limpeza de verduras ao serem levadas para casa;

• Vistoriar caixas, madeiras, tijolos e telhas trazidos da rua;

• Afastar móveis das paredes e não deixar calçados expostos na rua;

• Realizar o controle de insetos, em especial baratas.

Em caso de acidentes, a pessoa deve ser encaminhada com urgência para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, que possui o soro antiescorpiônico e está preparado para o atendimento.

A Coordenação de Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul fica localizada na Rua São Cristóvão nº 34 – Bairro Freitas. Denúncias podem ser realizadas através dos fones: (51)34510624. (51)34526119. (51)992816933.

Anterior Mutirão de Saúde na Estação Cidadania

Segunda à Quinta: 12h às 18h