Atendimento: Segunda a Sexta das 12h às 18h

ALFREDO ADOLFO CASSEL

ALFREDO ADOLFO CASSEL

Alfredo Adolfo Cassel nasceu em 25 de março de 1894 em Lomba Grande. Era descendente de alemães que chegaram em 1895.

Filho de Emílio Cassel e Carolina Cassel era o mais velho de quatro irmãos, falecido em 31 de maio de 1967 na Fazenda São Borja. Era casado com Alma Olinda Zimmermann, nascida em 20 de dezembro de 1897 em Feitoria Velha e falecida em 03 de dezembro de 1973 na fazenda São Borja onde ambos estão sepultados. Alfredo Adolfo e Alma Cassel tiveram quatro filhos: Emílio Jorge, Adolfo Alberto, Marta Olga e Helga Carolina. Todos os irmãos nasceram na Fazenda São Borja no interior de São Leopoldo.

Ele dedicou-se à agricultura, sendo um dos primeiros na região a plantar soja, mandioca para tafona e ainda, continha também com um alambique.

Para compor a história da E.M.E.F Alfredo Adolfo Cassel tivemos um relato de Ivone Camboim , que segundo ela , foi a primeira diretora da escola , no ano de 1962.

De acordo com Ivone Camboim em março de 1962, o prefeito João Batista Oliveira e o vice Arno Juliano convidam seu pai para juntos abrirem uma escola na zona rural de Sapucaia do Sul, já emancipada. Ele recusa.

Em 1962 existiam dois pontos de ensino na região, um deles era na igreja localizada na Estrada São Borja, o outro era em um cômodo improvisado na casa da família Cunha, localizado em uma estradinha ao lado do morro onde hoje são realizados os festivais anuais da pandorga (pipa).

Esse cômodo improvisado após um tempo era pago pela prefeitura de Sapucaia do Sul (como se fosse alugado).
Ainda de acordo com seu relato em 02 de abril de 1962 marcou o início da Escola Municipal Fazenda dos Prazeres, contendo 03 turmas de 1º Ano devido aos diferentes níveis de dificuldade de cada aluno.

As matrículas eram feitas na casa de um morador da Zona Rural (João Olegário de Souza, pai de um dos primeiros alunos).
Ainda em 1962, realizou-se em Porto Alegre o que seria o primeiro SENSO. Então se pediu ao prefeito João Batista que construísse uma escola, que seria hoje a EMEF Alfredo Adolfo Cassel.

Em 1963 Ivone casou-se com Alberto Cassel. Então Alfredo Adolfo Cassel (mais tarde após sua morte se torna Patrono), pergunta a ela onde seria a melhor localização para uma escola, e que irá doar um terreno, fazendo de Ivone a diretora, orientadora, supervisora e professora da escola, com apenas 17 anos.

Após a morte do patrono (1964) a escola ficou conhecida como Escola Municipal Alfredo Adolfo Cassel.

Em 1965, Janete Ramos e Vera Clarisse Cardoso se tornam ajudantes e auxiliares.

Dezembro de 1966 Ivone cessa seu trabalho na escola, alguns dos motivos foram: dificuldade de locomoção/distância, assim como o fator do casamento: a pressão de uma mulher trabalhar para ajudar a manter a casa financeiramente, na época era algo difícil de lidar.

A direção foi deixada para a Janete Ramos.

CURIOSIDADES:

No início a escola contava com 62 alunos;
No início a escola contava com 02 funcionários, Ivone e Vera, a merendeira;
A escola possuía um horário específico: 8h até 12h, 3x por semana;
Nome da Secretária da Educação da época: Gema Machado Dutra.

Anterior PADRE ERNANI VISITA O EXECUTIVO

Deixe seu comentário

Conecte-se conosco:

Av. Leônidas de Souza, 1289
Santa Catarina
CEP: 93210-140

Atendimento:

Segunda à sexta: 12h às 18h


Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/RS . Todos os Direitos Reservados.

Pular para o conteúdo