EMEF PREFEITO WALMIR DOS SANTOS MARTINS

Localizada na Rua dos Canários, número 314, Bairro Vargas, Loteamento Colina Verde, a EMEF Prefeito Walmir dos Santos Martins foi fundada em 22 de fevereiro de 2006 e, com muita emoção, inaugurada em 12 de abril do mesmo ano.

A escolha do nome é uma homenagem ao ex-prefeito do município de Sapucaia do Sul, Walmir dos Santos Martins, que exerceu três mandatos como prefeito: o primeiro de 1989 a 1992; o segundo de 1997 a 2000 e o terceiro de 2001 a 2004.

Em 8 de setembro de 2004, Walmir dos Santos Martins faleceu, aos 54 anos, vítima de um câncer no pulmão. Sua partida deixou os sapucaienses muito entristecidos, não apenas por sua longa e elogiável história política, mas por ter uma grande conexão com a população do município, pois frequentava estabelecimentos locais, conversava com a população e trabalhava incansavelmente em prol da cidade. Durante seus mandatos, o ex-prefeito priorizou a educação, assim como o crescimento do município, viabilizando a expansão da captação de recursos com a abertura de novos empreendimentos. Embora o ex-prefeito tenha tido uma morte prematura, sua vida foi intensamente dedicada a busca de oferecer aos cidadãos do município de Sapucaia do Sul uma vida mais digna e o sonho de um futuro melhor.

Por ter sido um político renomadoe uma pessoa querida por muitos Sapucaienses, sua trajetória não poderia ser esquecida após sua morte. Para consagrar sua passagem por Sapucaia do Sul, nossa escola recebeu seu ilustre nome, dando a instituição um legado de luta pela educação, causa tão defendida por Walmir dos Santos Martins.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Walmir dos Santos Martins é constituída por um amplo espaço físico, atendendo, aproximadamente, 850 alunos, distribuídos na Educação Infantil (6 turmas de Pré I e Pré II), Anos Iniciais (22 turmas do 1º ao 5º ano) e Anos Finais (14 turmas do 6º ao 9º ano).

Além das salas de aula, há outros espaços de aprendizagem oportunizados aos discentes, como: Sala de Leitura, Laboratório de Aprendizagem, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Sala de Vídeo, Ginásio e Auditório.

A escola localiza-se em um bairro com famílias em situação de vulnerabilidade social, o que torna o papel da escola ainda mais importante e desafiador, pois disputamos espaço com a marginalidade, com as drogas e com a carência financeira.

A direção, professores e funcionários, além de trabalhar para tentar oferecer um futuro melhor aos discentes, também busca preservar a história da escola e homenagear a memória daquele que tanto contribuiu e valorizou a educação em nosso município, Walmir dos Santos Martins.
Durante o ano de 2021, a escola vem sendo reformada e revitalizada com o intuito de tornar o espaço escolar mais agradável e prazeroso aos alunos e aos profissionais que fazem parte desta história.

Atualmente, quem faz parte da direção da escola é a diretora Adriana Rocha Bandeira e a vice-diretora Febe Araújo dos Santos que, juntamente aos 70 funcionários, vem trabalhando incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade à comunidade da Colina Verde.

ESCOLA WALMIR 2

Anterior DIA INTERNACIONAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER