15 DE MAIO – DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Nesse 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social, um profissional que colabora com a promoção do bem-estar social.
A Prefeitura de Sapucaia do Sul parabeniza a todos esses profissionais que são tão essenciais para a comunidade.

Para celebrar a data, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, esclarece algumas dúvidas a respeito dessa função tão importante e convidou a Assistente Social, Patrícia Carvalho Funchal, para responder as principais questões da população.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) garante apoio às famílias e a comunidade no enfrentamento de dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

O CRAS (Centro De Referência De Assistência Social) promove o acolhimento, a convivência e a socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade ou risco social, garantindo a potencialização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Durante a pandemia de COVID-19, os principais atendimentos que estão sendo realizados, são referentes ao Auxílio Alimento e BPC (Beneficio De Prestação Continuada).

Para entrar em contato com a Assistência Social, ligue no fone: 51 34526270

Em função da pandemia estamos atendendo com horário agendado, ou comparecendo no
CRAS CENTRO/SUL – rua guerreiro lima, 89.

Beneficio Eventual: Auxilio alimento, em média de 70 cestas básicas semanais, podendo ter alterações para mais, conforme a demanda.

SOBRE O CADASTRO ÚNICO:

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa de até ½ salário mínimo ou renda familiar total de até 3 salários mínimos.

Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:

• Programa Bolsa Família;
• Tarifa Social;
• Carteira do Idoso;
• Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
• Passe Livre para pessoas com deficiência;
• Isenção de Taxas em Concursos Públicos