A Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organiza e realiza diversas atividades de Educação Ambiental, além de apoiar iniciativas locais.

Nos dias 09 e 10 fevereiro foi efetuado, no bairro Carioca, um mutirão de limpeza do Rio dos Sinos. Esta atividade teve como objetivo gerar e disseminar conhecimentos sobre a correta destinação dos resíduos.

O Educador e Analista ambiental Hoeslen Mauzer foi convidado pela empresa Santa Fé Comércio de Areia para a elaboração de um programa de educação ambiental, que buscasse sensibilizar e envolver a comunidade do entorno do Pesqueiro em Sapucaia do Sul, com a participação de empresários, entidades, cooperativas, escolas e ribeirinhos.

Segundo Hoeslen, a parceria com a prefeitura será peça chave para a ampliação do projeto, sendo que as ações no município serão repetidas ao longo do ano com a esperança de poder contar com os alunos das escolas do município nas próximas ocasiões.
Foram retirados do leito, margens e arredores, os resíduos que vieram a ser descartados inadequadamente no rio e nas suas proximidades. No decorrer da atividade houve um debate com entidades a respeito dos resíduos coletados, possibilitando uma reflexão dos participantes e o entendimento da problemática dos materiais recicláveis que poderiam ter sido destinados para a coleta seletiva.

A ação destes primeiros dias contará com a colaboração dos Catadores da Cooprevive, sendo este apenas o início de um projeto que pretende contemplar outras ações ao longo do ano como o plantio de árvores nativas nas margens do rio, sempre aliados à educação ambiental.
Anterior Boletim Covid-19 – 10/02/2021