Esporotricose ainda é uma doença presente no município

A Prefeitura de Sapucaia do Sul através da Vigilância Ambiental informa que a Esporotricose ainda é uma doença presente no município.

Vale lembrar que Sapucaia do Sul faz o atendimento dos casos humanos em todas as Unidades de Saúde.

A Vigilância Ambiental faz um trabalho de orientação, prevenção e bloqueio em áreas onde existem casos suspeitos ou confirmados da doença, e conta com uma equipe volante para atender esses casos em animais.

Essa doença é causada por um fungo que está naturalmente no ambiente e contamina animais e pessoas, gerando feridas que não cicatrizam. Se você tem uma ferida que não cicatriza, procure a Unidade de Saúde mais próxima, se tens um animal com feridas que não cicatrizam entre em contato com a Vigilância Ambiental.

Desde 2019, são notificados e monitorados em Sapucaia do Sul, casos de esporotricose em animais e em humanos. Embora a contaminação possa ocorrer diretamente através do contato do homem e do animal com o ambiente onde o fungo está presente, o gato tem sido o principal elo entre este e o ser humano.

Lembrando:

A esporotricose é uma doença fúngica que tem CURA, ela atinge animais (principalmente os gatos) e humanos. Este fungo está presente no solo, nas plantas e em matéria orgânica em decomposição.

Lembre-se: Utilize luvas, mangas longas e calçados fechados ao lidar com jardins e hortas. A melhor maneira de evitar que seu animal se contamine é mantendo-o dentro de casa.

Para mais informações sobre a Esporotricose ou se você tem um animalzinho nas situações descritas acima entre em contato pelo fone: 51-992667694.

Anterior Vigilância Ambiental executa o bloqueio de área infestada e aplicação de inseticida para controle de mosquito Aedes Aegypti