ESPOROTRICOSE TEM CURA!

A Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da secretaria Municipal de saúde, Vigilância em saúde e Vigilância Ambiental, continua com o trabalho de educação nas escolas, ministrando palestras, entre elas tratando sobre o tema esporotricose, doença emergente no município, que tem acometido principalmente felinos entre outros animais, inclusive os seres humanos, esclarecendo dúvidas sobre algumas situações que tem causado sofrimento a animais e seus tutores.

Desde 2019, são notificados e monitorados em Sapucaia do Sul, casos de esporotricose em animais e em humanos. Embora a contaminação possa ocorrer diretamente através do contato do homem e do animal com o ambiente onde o fungo está presente, o gato tem sido o principal elo entre este e o ser humano.

Lembrando:

A esporotricose é uma doença fúngica que tem CURA, atingindo animais (principalmente os gatos) e humanos. Este fungo está presente no solo, nas plantas e em matéria orgânica em decomposição.

Os sintomas são caracterizados por feridas na pele que não cicatrizam e aumentam em quantidade com o passar do tempo.

Lembre-se de utilizar luvas, mangas longas e calçados fechados ao lidar com jardins e hortas.

Atenção: A melhor maneira de evitar que seu animal se contamine é mantendo-o dentro de casa.

Para mais informações sobre a Esporotricose, entre em contato pelos fones: 51-3452 6119 ou 51-992667694.

Anterior Pregão Eletrônico Nº 073/2022 – FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS E EDUCATIVOS PARA USO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.