ESPOROTRICOSE TEM CURA

A Secretaria de Saúde – Vigilância em Saúde informa que, desde agosto do ano passado (2020), tem surgindo casos de Esporotricose (humana e felina), no município.

A Esporotricose é uma doença fúngica tratável, que causa lesões na pele. Nos gatos domésticos, as feridas se concentram principalmente na cabeça, mas podem estar presentes no corpo todo.

A melhor forma de evitar que seu gato adoeça é não permitindo que ele tenha acesso a rua. A Esporotricose tem CURA e a culpa NÃO É DO GATO!!!
A Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica vem monitorando as áreas com ocorrência de casos felinos e humanos, realizando buscas ativas nos bairros(Capão da Cruz, Primor, Silva, Paraíso e Vacchi)

A Vigilância em Saúde recomenda que ao encontrar um animal (gato), com feridas aparentes no corpo, ligue diretamente para o serviço de Vigilância Ambiental no n°: 51 99266794.

Atenção: Mesmo que o animal não resista e acabe vindo a óbito, é recomendado que a Vigilância Ambiental seja acionada, para fins de contenção da disseminação do fungo no solo, esses profissionais saberão a melhor forma de conduzir a situação.

Em caso de dúvidas, contate a Vigilância em Saúde: 51 3452-6119 / 51 34510624

Anterior BOLETIM COVID-19 (23/06/21)