PRECAUÇÕES COM O ESCORPIÃO AMARELO

A prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Ambiental e Secretaria de Obras, tem realizado ações de monitoramento em áreas com histórico de “Tityus serrulatus” (escorpião-amarelo) e locais propícios ao aparecimento do aracnídeo, como a rede pluvial e de esgoto.

As equipes também estão realizando a visita domiciliar orientando a população sobre as precauções e cuidados com o animal, que apresenta veneno perigoso, podendo levar a óbito. O escorpião-amarelo vem expandindo sua área de ocorrência no Brasil, principalmente por conta da movimentação de cargas de alimentos.

Em caso de acidentes, a pessoa deve ser encaminhada com urgência para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, que possui o soro antiescorpiônico e está preparado para o atendimento. Em caso de visualização de um escorpião, a Vigilância em Saúde deve ser informada pelos telefones 3451.0624 ou 3452.6119.

Anterior CHAMAMENTO PÚBLICO N° 05/2021