PREFEITURA FAZ PARCERIA COM CORPO DE BOMBEIROS PARA ATIVAÇÃO DE NOVA AMBULÂNCIA

Na tarde desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Sapucaia do Sul realizou a entrega do material de Atendimento Pré Hospitalar (APH), para o Corpo de Bombeiros Militar, através de um Termo de Cessão de Uso de Bem Público, que proporcionará à instituição, somar aos serviços de atendimento em urgência que já existem no município.

O principal objetivo da atual gestão municipal é a construção de uma parceria que possibilite ajudar as equipes já atuantes na cobertura dos atendimentos de urgência, a fim de respeitar o tempo chamado de “start”, período de 8 a 10 minutos entre o chamado e atendimento, aumentando em 85% a chance de sobrevivência em acidentes.

O material entregue visa ajudar a equipar a ambulância modelo, Mercedes-Benz, Furgão 416, Cor Vermelha – 2021, concedida pelo governo do estado, reforçando assim, o atendimento em urgência para a nossa população. Dentre os itens cedidos, estão: Oxímetro de dedo; Maca rígida adulta; Lanterna pupilar; Termômetro; Estetoscópio; Esfigmomanômetro; Kit ambu entre outros.

Conforme as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, Comandado pelo 1º tenente Ramos, todos os componentes do quartel possuem treinamento em Atendimento em Urgência, e estão preparados para as mais diversas ocorrências: “Nossa guarnição atende chamados dos mais variados, incêndios acidentais são os mais comuns, seguidos de ocorrências domésticas até resgate de animais fora de seu habitat natural, dentre eles, répteis, aves, felinos e até mesmo caninos.

A estrutura do quartel é equipada com as ferramentas necessárias para esse tipo de chamado, assim acabamos auxiliando também a Vigilância Ambiental nesses resgates, e agora, poderemos auxiliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), visto que nossos turnos são intermitentes e nossos soldados aptos”, ressaltou o Comandante Jerri Adriano Ramos.

A Coordenadora do SAMU, Letícia Santomé, prestigiou a entrega: “Estamos muito felizes com esta aquisição dos Bombeiros, sem dúvida será de grande ajuda para nós, hoje o SAMU possui duas viaturas de pronto atendimento no município, uma de suporte básico e outra avançado, eventualmente atendemos acidentes com múltiplas vítimas, logo, um efetivo maior e equipado, certamente só tem a somar em qualidade”, afirmou a Coordenadora Letícia.

A vice-prefeita, Dra. Imilia de Souza, enfatizou a importância de mais esse reforço em prol da saúde do cidadão sapucaiense: “Essa demanda é antiga e muito importante, tenho certeza que a nossa gente, o povo sapucaiense, vai ganhar muito com esse serviço”, ressaltou Dra. Imilia.

O prefeito Volmir Rodrigues, e o secretário Geral de Governo, William Borba, agradeceram a todos os representantes do Corpo de Bombeiros, pela disposição em contribuir com mais esse serviço para população: “Ampliar o atendimento, em uma situação de urgência é com certeza, um grande diferencial, pois a primeira resposta é tudo, no atendimento hospitalar.

O meu respeito e admiração a estes profissionais, que não medem esforços para ajudar a nossa comunidade, nós, administração municipal, ficamos muito felizes em poder ajudar essas equipes nesse trabalho brilhante”, enfatizou emocionado o prefeito Volmir Rodrigues.

Vale lembrar que o SAMU continua sendo o principal serviço de atendimento em Urgência, a prioridade da atenção às ocorrências segue sendo com a instituição.

O serviço prestado em atendimento em urgência do Corpo de Bombeiros Militar de Sapucaia do Sul não substituirá os já atuantes no município, e sim, irá somar forças ao lado do grupo voluntário Salvamento e Resgate Vida, que já atua no município desde julho/2021, através da assinatura de um convênio com o a atual administração, ambos reforçaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já opera a quase 13 anos do Estado do Rio Grande do Sul.

A ambulância do Corpo de Bombeiros começará a atuar a partir do dia 01 de agosto de 2022, através do número 193.

Vale lembrar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende pelo número 192. Já o grupo Salvamento e Resgate Vida, já atende das 19h de sexta-feira às 07h de segunda-feira através do número 37815400 ou pelo App Resgate e Vida.

O quartel do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul completou 31 anos no dia 04 de abril, e é dirigido pelo Comandante Jerri Adriano Ramos 1° Tenente, conta com uma equipe de dezoito (18) profissionais divididos por turnos de 24h, com quatro (4) bombeiros por turno, resultando em uma cobertura do serviço constante para o município.

Participaram ainda do evento, a secretária de Saúde, Dra. Daniela Heuser e a Coordenadora de Planejamento em Saúde, Flávia Motta.

Anterior MAIS UMA ENTREGA DE BRINQUEDOS MONTESSORIANOS