RESGATE DE GAMBÁ-DE-ORELHA-BRANCA

Na última terça-feira (27), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou mais um resgate de gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris). O animal era uma fêmea e estava com 07 filhotes, eles foram encontrados em uma residência do município.

Após o resgate, foi realizada a soltura desses animais na área florestal da Unidade de Conservação RPPN Fazenda Morro Sapucaia.

A Secretaria de Meio Ambiente tem recebido inúmeras ligações relatando dúvidas em relação a este animalzinho e, por este motivo, traz até a população, algumas informações importantes:

– O gambá-de-orelha-branca é um mamífero marsupial da nossa fauna nativa! A fêmea possui uma “bolsa” onde os filhotes permanecem por 4 meses até completar seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes se agarram ao dorso da mãe até ficarem independentes.

– Habitam florestas, formações arbustivas e campestres, sendo relativamente adaptados às formações urbanas. São excelentes escaladores, podendo ser vistos no alto das árvores, assim como utilizando os forros das residências como tocas. Andam geralmente solitários, e possuem hábitos noturnos.

– Possuem uma dieta onívora, se alimentando de uma variedade de frutas (auxiliando na dispersão de sementes) e de pequenos animais, como carrapatos, ratos, baratas, caramujos, escorpiões e algumas serpentes (auxiliando no controle de vetores de doenças e de animais peçonhentos, graças à imunidade que o gambá tem ao veneno!).

– Muitos confundem nosso gambá nativo com a espécie norte-americana de cor preta com uma faixa branca nas costas, popularizada nos programas de televisão. Ao contrário deste, o gambá-de-orelha-branca não ergue a cauda para esguichar o temido líquido de odor desagradável.

– O gambá é um animal tranqüilo e não oferece risco à saúde humana! Apesar disso, tem dentes afiados e, ao ser tocado, irá tentar se defender mordendo. Por isso, evite manuseá-lo.

– Se o gambá estiver apenas passando pelo local e aparentar estar saudável, não é necessário acionar o resgate. O animal está apenas em busca de abrigo e alimento.

ℹ️Vale ressaltar que em caso do animal precisar de ajuda (machucado ou em perigo), entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3452-6610.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Fonte: Fauna Digital RS e Projeto Marsupiais