SAPUCAIA VACINA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E CRIA ABRIGO PARA O PÓS-VACINAÇÃO

Outra emocionante etapa da vacinação da população sapucaiense ocorreu na tarde de hoje (08), através da parceria entre a Secretaria da Saúde e de Desenvolvimento Social: a aplicação da 1° dose das pessoas em situação de rua. A vacinação foi itinerante, onde as equipes de Imunização da Vigilância em Saúde e Desenvolvimento Social realizaram uma busca ativa por essas pessoas. A Comunicação da Prefeitura acompanhou toda a ação, veja nas nossas fotos como foi o início da imunização desse grupo.

Na ação desta tarde, as equipes se dirigiram até 3 pontos chave de locação dessas pessoas: a Praça da Bíblia, em frente ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, a Praça do CAPS e a entrada da Vila Trensurb. Muitas dessas pessoas se emocionaram ao saber que seriam vacinados na data de hoje, e que além da vacina, teriam um abrigo esperando por eles.

O município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, possibilitou um Abrigo Emergencial de acolhimento estendido para àqueles que se vacinaram contra a covid-19, onde terão alimentação, poderão tomar um banho e permanecer pelas próximas 24 horas, como forma de prevenção a eventuais efeitos que possam surgir pela vacina.

“Estamos muito felizes, essas pessoas não recebiam assistência há décadas e finalmente esse passo foi dado, começando pelo abrigo de apoio à vacinação, que depois seguirá como um “hostel” com capacidade de 10 leitos, e posteriormente com a inauguração da uma república com capacidade de 20 leitos”, afirmou a Assistente Social, Emilene Elusa.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde também irá vacinar as pessoas em situação de rua que não são atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. “É um trabalho complexo ir atrás dessas pessoas por estarem sempre em movimento. Mas a Secretaria desenvolve um grande trabalho de monitoramento e assistência a essa população e estamos muito emocionados de estarmos possibilitando esse momento a eles”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Social, Magda dos Anjos.

A estimativa da Secretaria de Saúde é vacinar nesses próximos dias, 70 pessoas em situação de rua. Além disso, muitas dessas pessoas possuem comorbidades ou fazem tratamentos agressivos e, logo, necessitam de um amparo após a vacinação.

A Prefeitura de Sapucaia do Sul está realizando a imunização no município, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização).

Todas as imagens tiveram autorização por escrito dos envolvidos.
Comunicação Social – Prefeitura de Sapucaia do Sul

Foto: Leidiel Morais.

Anterior BOLETIM COVID-19 (08/06/21)