TBT Sapucaia – Capítulo10

Vamos relembrar um pouco da história das indústrias que trouxeram progresso, empregos e riqueza para Sapucaia do Sul:

A Olaria Daudt de propriedade de Arthur Aloizio Daudt iniciou suas atividades em 1941 em área de 15 hectares adquirida de Pedro Cândido Silveira, onde já funcionava uma olaria rudimentar. Essa olaria foi posteriormente dirigida por Ídio Daudt e posteriormente, também pelos seus filhos.

Segundo Primo Vacchi, a empresa Vacchi S/A- Indústria e Comércio nasceu em Lageado com o nome de Vacchi e Cia Ltda e se transferiu para Sapucaia em 1943, quando vigorava a denominação de Guianuba para o 7º Distrito. O Vale dos Sinos era o maior centro coureiro calçadista do Rio Grande do Sul.

Corria o ano de 1946 quando foi fundada a Fiação Sulriograndense Ltda, fundada pelo engº Henri Barra e Ernesto Bülau para a fiação de lãs. Empresa, depois chamada de Paramount Lansul SA., criadora de lãs da marca Pingouin e Lacoste conhecidas nacionalmente. Empregava centenas de pessoas entre homens e mulheres em turnos ininterruptos. Infelizmente encerrou suas atividades no Município.

A Metalúrgica G.L. Mattes Ltda, foi criada em 1951 pelos sócios Guilherme Léo Mattes e Ademar Rodrigues da Silva sob o nome de Silva e Mattes Cia. Ltda, em prédio localizado na atual avenida Rubem Berta, nº 79.

A SIDERÚGICA RIOGRANDENSE foi fundada em 1938 em Porto Alegre, em 1957 se transferiu para Sapucaia do Sul onde fundou a Usina Rio dos Sinos, tornando-se a primeira siderúrgica da América Latina equipada com lingotamento contínuo. Hoje a empresa atua na produção de setores essenciais a economia, como construção civil, indústria metalmecânica e segmento agropecuário. Exporta parte considerável de sua produção. Por décadas tem sido a maior empregadora do Município.

LANIFÍCIO KURASHIKI DO BRASIL S/A – empresa do Grupo Kurabo Industries Ltd. Foi o primeiro empreendimento do grupo na América e, também, a primeira empresa de origem japonesa no rio Grande do Sul. Fundada em 26/08/1957, iniciou suas atividades em Sapucaia em 5 de maio de 1959i, com a presença de muitas autoridades do Brasil e do Japão. Muitas famílias japonesasse transferiram do Japão para dar início a este empreendimento, radicando-se definitivamente em Sapucaia. Milhares de funcionários desempenharam suas atividades profissionais nessa empresa que sempre esteve perfeitamente integrada a região. O Ginásio de Esportes Kurashiki foi um presente da empresa ao Município no ano de 1973, assim como vários equipamentos de Raio X vieram do Japão e foram doados ao Hospital Municipal Getúlio Vargas.

Continuaremos nos próximos capítulos…

Eni Allgayer

18/05/2021

Anterior AQUEÇA O INVERNO DE ALGUÉM, VISTA-SE DE AMOR!