TBT Sapucaia – Capítulo15

Sapucaia do Sul – Capítulo XV

A GUERRA SANTA

Como vimos no capítulo anterior, o ano de 1857 trouxe vários benefícios para Sapucaia, que então fazia parte do primeiro distrito de São Leopoldo, sendo o principal deles a Lei Provincial nº 398, sancionado no dia 12 de dezembro, que determinou a construção do primeiro templo católico na região, então denominada de Sapucaia do Itapuí, hoje Três Portos. A Capela de São Cristóvão deveria ser edificada às custas dos devotos em área próxima ao Rio dos Sinos ou Itapuí como era conhecido na época.

Esta Capela foi inaugurada festivamente no dia 1º de janeiro de 1869, pelo vigário Guilherme Feldahaus acompanhado pelos jesuítas Carlos Bless e José Haag. Esse templo foi referência para os moradores da região até chegar a ordem para demolição do prédio e encaminhamento do material resultante para os Pinheiros destinando-os a obra da construção da Capela Nossa Senhora da Conceição, que estava sendo edificada desde 7 de setembro de 1869.

Os santos que ornavam a capela também foram transferidos para Pinheiros e isso incluía a imagem de São Cristóvão. Os moradores revoltaram-se, mas foram acalmados com a promessa do retorno da imagem assim que uma nova igreja fosse edificada na região.

Neste momento surgiram várias histórias entre os moradores. Alguns afirmavam que a destruição da Capela se devia a interesses financeiros, pois ali seria construído um depósito para as mercadorias que seriam embarcadas nos barcos e vapores que os levariam até porto Alegre. O que efetivamente ocorreu. Outros, no entanto, afirmavam que o desmanche se devia a procura de um grande tesouro composto de ouro, prata e centenas de moedas de mil Réis escondido pelos jesuítas nas paredes da capela.

Um grupo de moradores se propôs a acompanhar a demolição, na esperança de encontrar o dito tesouro. Contudo, não existem informações sobre a descoberta de algum achado valioso entre os escombros do antigo templo.

A promessa de construção de novo prédio foi esquecida por anos e só se realizou quando os próprios moradores iniciaram um movimento que contou com o apoio de industriais, como Primo Vacchi . O prédio então edificado para a Igreja que todos esperavam fosse destinado a honrar São Cristóvão causou outro alvoroço. Por influência da Família Vacchi, acabou por ser consagrado a Nossa Senhora de Fátima. Consta, inclusive, que a imagem da santa foi oferecida por uma parenta do industrial.

No dia 31 de dezembro de 1957 foi oficializada a denominação e criada a paróquia amovível der N.S. de Fátima, através de Decreto Arquiepiscopal assinado pelo Bispo Dom Vicente Scherer. Logo depois, no dia 09 de fevereiro de 1958, o bispo nomeia Padre Werno Blume para as funções de pároco.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no dia 28 de setembro de 1958. Antes da inauguração, a polémica causou inúmeras intrigas entre os moradores, pois os mais antigos ainda lutavam para que a promessa de homenagem a São Cristóvão fosse cumprida e, se propunham a invadir a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e roubar a imagem do santo que queriam como padroeiro.

Para encerrar a polêmica e acalmar os ânimos foi construída uma gruta para a imagem do Santo padroeiro dos Motoristas em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima. A partir de então, é desse local que no dia 25 de julho, São Cristóvão desce do pedestal para percorrer a cidade em grandes e alegres carreatas.

Ainda existem outras capelas católicas no Município, como: Capela Santa Rita no Bairro Freitas, Capela São João Batista, na Fazenda dos Prazeres, Paróquia São José, Capela Nossa Senhora Aparecida, Bairro Carioca, Capela Santo Antônio na Fortuna, Capela São Miguel, Piratini, Capela Sagrada Família, Colonial, Capela Consoladora no Bairro Walderes, Capela Nossa Senhora Aparecida na Boa Vista, Capela São Pedro na Nova Sapucaia e Capela Menino Jesus de Praga, entre outros.

Além das congregações católicas o Município também contava com um templo da Congregação Evangélica Luterana Cristo no Bairro Camboim, Igreja de Confissão Luterana do Brasil no bairro Piratini, Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Primor, Igreja Luterana da Paz, Bairro Vacchi, Igreja Presbiteriana no Bairro Jardim entre outras até o ano de 1988. Atualmente existem mais de 80 templos religiosos de vários credos religiosos em Sapucaia do Sul

Eni Allgayer

01/08/2021

Anterior Pregão Eletrônico nº 027/2021 – AQUISIÇÃO DE BENS PARA SORTEIO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DA NOTA FISCAL GAÚCHA