Escola Professora Aurialícia Chaxim Bes

Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professora Aurialícia Chaxim Bes

Inaugurada no Ano de 2005, aos dezoito dias do mês de outubro, a escola foi idealizada ainda no governo do Prefeito Walmir Martins, mas teve sua obra concluída no governo de Marcelo Machado, no início do ano de inauguração.

Recebeu esse nome em homenagem à antiga diretora da EMEF Lourdes Fontoura da Silva, quem era muito querida naquela comunidade e também entre seus colegas. Era uma profissional muito respeitada e dedicada. A professora Aurialícia era formada em Magistério e graduada em Pedagogia, faculdade concluída mesmo já tendo uma carreira longa no magistério, o que foi motivo ainda maior de admiração e rendeu esta justa homenagem.

A primeira diretora da Escola Aurialícia foi Monique Fagundes Vitali, tendo como Vice-diretora a Professora Rosângela Caprioli dos Santos Homrich. Esta gestão ocorreu durante os anos de 2005 e 2006. A primeira Orientadora Educacional foi Simone da Silva Pinto (a biblioteca da nossa escola recebeu o seu nome em homenagem a ela) e a Primeira Orientadora Pedagógica foi Jane Maria Souza Angnes. A primeira Secretária da Escola foi Carina Silva da Rosa e o Primeiro Auxiliar de Disciplina foi Fábio Floss. Contava com uma turma de cada série, do pré a 8ª, 200 alunos atendidos por 17 professores e funcionários.

Nos anos de 2007 e 2008 a escola foi dirigida pela Orientadora Pedagógica Sandra Silva de Menezes e a Vice-diretora era a Professora Alba Leonora Augustin Klafke. A gestão deste período estruturou o registro da APM da escola, um passo muito importante para a organização administrativa e pedagógica da instituição.

Em 2008 a Escola Aurialícia foi contemplada com o Projeto de educação em turno integral, que durou apenas aquele ano e foi sucedido pela Programa Mais Educação, cujos recursos financeiros e humanos contribuíram para uma melhoria na estrutura da Escola.

Atualmente a gestão escolar está sob direção de Daniele Zardo e Rose Méri Rodrigues de Oliveira, orientadora pedagógica Vanessa de Almeida Lacerda Willert, orientadora educacional Angela Maria Queiroz, secretária Elisângela Espinoza Torres, auxiliar de disciplina Diémerson da Silva Lemos, tendo ainda 21 professores no quadro, três auxiliares de limpeza e três manipuladoras de alimentos, atendendo uma demanda de 220 alunos do bairro Costa do Morro, distribuídos em: uma turma de pré I, uma de pré II, um 1º ano, um 2º ano, um 3º ano, um 4º ano, um 5º ano, um 6º ano, um 7º ano, um 8º ano e um 9º ano.

RELATO DA FILHA: NAIVA BES

Sobre minha mãe Aurealicia . Desde minhas primeiras lembranças de criança ,lembro dela envolvida com a Educação. No interior de Santa Cruz do Sul ,lecionava em uma pequena Escola Rural ,muito longe de nossa casa ,ia montada em um cavalo tordilho ,pois não havia outro meio de transporte. Lembro também de uma Escola que era uma parte de nossa casa , lecionava ,preparava merenda , cuidava da limpeza ,fazia tudo com amor e carinho . Então mudamos para Sapucaia ,onde dedicou o resto de sua vida ,passando por Escolas deixando seu legado de amor pela Educação
Sapucaia do Sul, 17 de setembro de 2021.

Anterior Escola Afonso Guerreiro Lima