INAUGURAÇÃO DO PROGRAMA FARMÁCIA + PERTO

Foi inaugurada na manhã dessa quinta-feira (29), a primeira unidade do Programa “Farmácia + Perto” no bairro Carioca, em Sapucaia do Sul.

O projeto tem o objetivo de solucionar as demandas da população que tem dificuldades de ir até a Farmácia Municipal, facilitando o acesso nas Unidades de Saúde que ficam mais afastadas, descentralizando e humanizando o atendimento.

Na ESF Carioca, por exemplo, 64 pessoas precisavam de medicação e apenas 12 fizeram a retirada, sendo o principal motivo a dificuldade de deslocamento até a unidade central.

Na ocasião, a vice-prefeita Dra. Imilia de Souza, falou da importância do projeto: “Dessa forma, será possível alcançar a todos que necessitam da sua medicação e vivem mais longe e que precisam e devem ser assistidos”.
O prefeito Volmir Rodrigues destacou o impacto social que o projeto trará ao município: “O objetivo é não deixar de atender nenhum sapucaiense, proporcionando atendimento a todos aqueles que precisam e visando uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade”.

A “Farmácia + Perto” utilizará o sistema de prescrição de medicamentos (G-MUS) integrado, fazendo com que todas as unidades tenham acesso aos medicamentos disponíveis na farmácia municipal. “O médico faz a prescrição e o medicamento já é separado e enviado para a unidade de saúde, que por sua parte fará a entrega ao paciente”, afirma Vanessa de Oliveira, coordenadora da Farmácia Municipal.

O projeto piloto atenderá 100 pacientes da Unidade de Saúde Carioca, e o prazo para a retirada do medicamento na unidade será de 5 dias úteis. Num segundo momento, serão atendidos outras Unidades de Saúde do município, onde o critério para a escolha será à distância da Farmácia Municipal.

Anterior TBT Sapucaia – Capítulo5