PROJETOS DE ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MORRO DE SAPUCAIA

Uma reunião na tarde de ontem (16), com a administradora e proprietária da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Morro Sapucaia, Ana Maria Juliano e seu filho Igor Juliano, tratou da possibilidade de parceria para projetos de ecoturismo e educação ambiental na área do morro de Sapucaia.

Ana Juliano apresentou o projeto pedagógico “Conhecer para Respeitar” que é em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, além disso, ressaltou a importância de desenvolver um núcleo de educação ambiental, com um estudo sobre unidade de conservação da área e trilhas pedagógicas. A administradora da RPPN ressaltou que todas as universidades da região e muitas do estado visitam o local para a realização de pesquisas acadêmicas.

O prefeito Volmir Rodrigues reafirmou o grande interesse do município em desenvolver projetos turísticos e educacionais na área rural do município, valorizando o local e investindo na infraestrutura e segurança da região. O prefeito afirmou que existe a intenção de desenvolver, em parceria com a RPPN, programas de ecoturismo, revitalização da gruta existente no local, museu histórico e também o projeto para um teleférico.

“O morro de Sapucaia é o grande ponto turístico do município. Lembro de quando era estudante que íamos para o morro estudar os tipos de solo, de pedras e plantas do local. Precisamos resgatar essa cultura, retomando a história do nosso município”, afirmou Volmir Rodrigues.

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.

Também estiveram presentes o Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Verissimo e a Secretária de Educação, Djoidy Iara Richter Felipin.

Anterior 1ª LIVE SOLIDÁRIA DO REPENTISMO DE SAPUCAIA DO SUL