TBT Sapucaia – Capítulo11

CAPÍTULO XI – Ainda continuando com a história das indústrias

PLASTISUL – Artefatos Plásticos Ltda. Os irmãos Salvetti chegaram ao Brasil em 1952 vindos da Itália, juntamente com o pai. Em 1953 adquiriram de Antônio Sales a fábrica que produzia matéria prima para suturas, muito utilizado na guerra. Quando cessou a procura por esse material a empresa passou a beneficiar tripas bovinas suínas, equinas e ovinas destinadas a produção de frios e embutidos em geral. Em 1958, um dos irmãos, Modesto Giovanni Salvetti iniciou outro empreendimento, utilizando o plástico em substituição as tripas de animais. Em pouco tempo, a empresa se tornava a maior trans formadora de polietileno de baixa densidade do Estado, produzindo embalagens plásticas, lonas de polietileno, filmes para a agricultura, estufas agrícolas, materiais para a impermeabilização além de dezenas de outros produtos.

Indústria de Peças INPEL S/A, nasceu em São Leopoldo em 1955, sob o nome de Armando Marcon, depois de algum tempo, associado com o trabalho técnico dos irmão Gumercindo e Armando Marcon, a empresa cresceu colocando novos produtos no mercado. Em 1957 transforma-se na Indústria de peças INPEL Ltda, e em 1964 transfere-se para Sapucaia, onde evolui e, em 1968, torna-se Sociedade Anônima. O foco empresarial era direcionada a fabricação de peças automotivas das linhas Willys, Ford, General Motors, Mercedes Bens, Scania Vabis, Alfa Romeo, Fiat, Volvo, Toyota e Volkswagen.

S/A WHITE MARTINS, veio para Sapucaia em 1965, com foco na produção de gases industriais e medicinais, líder no mercado brasileiro. A planta de Sapucaia do Sul empregava entre 90 e cem funcionários e supria consumidores num raio de 200 km com uma frota de caminhões especialmente preparados para o transporte de sua produção.

PIRELLI – Fios e cabos elétricos iniciou em 1872 em Milão, na Itália, produzindo e comercializando artigos de borracha. Chegou ao Brasil em 1929 e em Sapucaia do Sul em 1966, com enfoque na produção de cabos elétricos, tanto de baixa , média ou alta tensão.

RECRUSUL S/A – Fundada em Marcelino Ramos por Ewaldo Wosiack, com a denominação de Refrigeração Cruzeiro do Sul Ltda, chegou a Sapucaia do sul em 1967, adquirindo as instalações que foram da empresa Agrisa, dedicando-se a produção de aparelhos de refrigeração comercial e câmaras frigoríficas, para em 1958 iniciar a fabricação de carrocerias frigoríficas. Mais tarde produzia carrocerias de fibras de vidro e tanques autoportantes. Em pouco tempo era considerada uma das maiores empresas do ramo na América do Sul.

BASF BRASILEIRA S/A- iniciou suas atividades em Sapucaia no ano de 1971, produzindo pigmentos e corantes orgânicos e inorgânicos utilizados para a fabricação de tintas de impressão, tintas automotivas e tintas industriais. Com matriz na Alemanha, a empresa produz produtos químicos para a indústria de couros, tintas e vernizes, plásticos, têxtil, tensoativos, fitas para áudio e vídeo, fitas e discos para processamento de dados.

GLAZURIT DO BRASIL LTDA., empresa do GrupoBasf, com magtriz na Alemanha,chegou a Sapucaia em 1983 e foi a quarta empresa em recolhimento de ICMS em 1991. Seu foco era a fabricação de tintas imobiliárias, tanto de PVA quanto de acrílicos.

PET PRODUCTS – Artefatos de couro Ltda, produtora de ossos artificiais e brinquedos para cães, fundada em Sapucaia do Sul no ano de 1985, em uma sociedade entre o Sr, Laudir Antônio Martins e os irmãos David e Stuart Greemberg, americanos. Sua produção era basicamente exportada para os Estados Unidos, Canadá e Europa. A fábrica de Sapucaia do Sul criou cerca de 400 empregos diretos e 200 indiretos.

PREMOLD Indústria de Pré-Moldados Ltda iniciou suas atividades em Sapucaia do suk em 14 de agosto de 1985 dedicando-se a produção de elementos pré-moldados peara a construção civil.

CASCADURA Industrial S/A. – fundada em São Paulo em 1951, com foco em prestação de serviços em manutenção industrial iniciou suas atividades em nosso Município em julho de 1990, em 2162 metros de área construída.

Eni Allgayer

27/05/2021